Ouvindo...

Tarifaço: Governo deve publicar decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade até terça (15)

Expectativa é que também seja formalizada a criação de um comitê interministerial para debater resposta à medida anunciada por Trump

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, vai coordenar as negociações

O governo federal trabalha para fechar o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica rapidamente após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A previsão é que a medida seja publicada na edição desta terça-feira (15) do Diário Oficial da União (DOU).

Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril, a norma autoriza a Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligada à Presidência da República, a adotar contramedidas em reação a restrições econômicas impostas ao Brasil. Dentre as sanções previstas, estão taxações adicionais, suspensão de concessões e direitos de propriedade intelectual e bloqueios a remessas de royalties.

Também deve ser publicada até esta terça-feira uma portaria que institui o comitê interministerial para discutir as medidas que o governo vai adotar para responder ao tarifaço de Trump. Os trabalhos serão conduzidos pelo vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), que logo na primeira reunião deve ouvir representantes dos setores econômicos mais afetados pela medida.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.