Ouvindo...

Oposição ocupa plenário do Senado e cobra impeachment contra Moraes

Senadores ocupam mesa diretora do Senado e força sessão remota convocada por Davi Alcolumbre

Senadores chegaram às 4h no plenário do Senado para manter a obstrução

Após mais de 30 horas de obstrução na Câmara dos Deputados, parlamentares da oposição ampliaram a mobilização e passaram a ocupar, nesta quinta-feira (07), a mesa diretora do plenário do Senado. A ação é liderada por senadores bolsonaristas que defendem a abertura de um processo de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes - atribuição que cabe exclusivamente ao Senado.

Para manter a pressão, os senadores têm se revezado na ocupação do plenário. Integraram a mobilização desde o início os senadores Jorge Seif (PL-SC), Wilder Morais (PL-GO) e Eduardo Girão (Novo-CE), que permanecem no local como forma de protesto.

Leia também

A movimentação ocorre paralelamente à tentativa de retomada dos trabalhos no Congresso. Diante do impasse, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), determinou que a sessão desta quinta-feira seja realizada de forma remota. Segundo ele, as matérias consideradas de interesse da população serão votadas normalmente, apesar da obstrução no plenário físico.

A oposição ainda não sinalizou até quando pretende manter o ato, mas a ocupação reforça o tensionamento entre o Legislativo e o Judiciário.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio