O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou nesta semana mais de cem pessoas com a medalha da Ordem de Rio Branco. Trata-se da maior honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores.
A medalha é concedida como forma de reconhecimento por méritos excepcionais ou serviços relevantes prestados ao país. A honraria possui cinco níveis, em ordem crescente de prestígio: cavaleiro (o mais básico), oficial, comendador, grande-oficial e grã-cruz.
Entre os nomes estão o do cantor e compositor Milton Nascimento; o escritor Itamar Vieira Júnior; e do rapper Mano Brown, vocalista dos Racionais Mc’s.
Dentro da política, os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) foram condecorados.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, e a atriz Fernanda Montenegro foram promovidos ao grau máximo da Ordem.
Os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Paulo Paim (PT-RS) e Maria Teresa Leitão (PT-PE), além dos deputados Erika Hilton (PSol-SP), Antonio Brito (PSD-BA), Samia Bonfim (PSol-SP), entre outros, estão na lista.