Ouvindo...

CPMI do INSS: Damares pede depoimento de Lula, ex-presidentes e ministros

Senadora quer ampliar alcance da investigação sobre fraudes bilionárias no INSS, que já apura prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024

A senadora Damares Alves

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou nesta semana um requerimento para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) prestem depoimento à CPMI do INSS.

No mesmo pedido, Damares incluiu ex-gestores da autarquia, o atual ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT-PE), o ex-ministro Carlos Lupi (PDT) e representantes de entidades investigadas. Entre eles está José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão de Lula e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos.

Leia também

A comissão foi instaurada no Congresso na quarta-feira (20) e tem como objetivo apurar fraudes e descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas. De acordo com dados levantados pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), o prejuízo estimado chega a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

A expectativa é que os parlamentares definam nos próximos encontros a lista de convocados para os primeiros depoimentos.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.