Ouvindo...

Copasa apura conduta de assessor que apareceu em foto de obstrução da Câmara dos Deputados

Charlles Evangelista, ex-deputado federal e assessor institucional da Companhia, posou com antigos colegas de Câmara durante obstrução

Charlles Evangelista aparece sentado ao lado de deputados que obstruíram a Câmara dos Deputados

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) afirmou que o ex-deputado federal Charlles Evangelista, atual assessor institucional da empresa, estava em Brasília para “agendas de trabalho inerentes ao cargo”. Ele foi fotografado ao lado de parlamentares de oposição que ocupavam o Plenário do Congresso nessa quarta-feira (6). Em nota enviada à Itatiaia, a Companhia afirmou, no entanto, que adotará medidas administrativas cabíveis sobre a imagem.

Parlamentares bolsonaristas ocuparam a Casa como forma de pressionar o presidente Hugo Motta (Republicanos) a pautar o projeto de anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Os deputados também pressionam pelo impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Confira a nota da Copasa:

“A Copasa informa que o assessor Charles Evangelista cumpria agendas de trabalho inerentes ao cargo de relacionamento institucional da Companhia com parlamentares, em Brasília. Quanto aos fatos relatados, que não dizem respeito às suas atribuições, a Companhia já está averiguando e adotará as medidas administrativas cabíveis”.

Charlles Evangelista nega que foto tenha sido da obstrução

O ex-deputado afirmou, em nota à Itatiaia, que não houve uma “foto oficial da obstrução”. “Foi uma foto de deputados de direita que estavam por ali no momento”, declarou.

“Por coincidência estava passando por ali e me pediram para eu bater a foto dos deputados. No momento que eu peguei o celular para bater a foto deles, Nikolas disse, ‘Charlles foi deputado e é suplente, sai aqui com a gente’. Estava atendendo deputados no cafezinho da câmara, tenho acesso livre por conta de ter sido deputado no mandato passado”, diz.

A confusão

A tentativa de retomada dos trabalhos na Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira (6) foi marcada por tensão e protestos de parlamentares bolsonaristas, que atrasaram a sessão convocada pelo presidente da Casa, Hugo Motta.

A deputada Julia Zanatta (PL-SC) levou sua filha de quatro meses ao plenário ocupado, gerando críticas de governistas e possível ação do Conselho Tutelar.

Além disso, deputados como Lindbergh Farias (PT) e Rogério Correia (PT) acusaram os manifestantes de tentar promover um “golpe permanente” e anunciaram medidas no Conselho de Ética.

A Polícia Legislativa chegou a ser acionada e o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e líderes do Centrão precisaram negociar uma saída para assegurar que Motta retomasse o controle do plenário e conseguisse pelo menos sentar na cadeira da presidência.

Leia também

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.