Ouvindo...

Fórum Esfera: ministro vê ‘dissociação’ entre dados positivos e desaprovação do governo Lula

O ministro Jader Filho afirmou, no entanto, que acredita que em algum momento os números serão transformados em “popularidade” para o governo

O presidente Lula (PT) e o ministro Jader Filho (MDB).

No Guarujá, em São Paulo, durante a participação no Fórum Esfera, o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), afirmou que há uma “dissociação daquilo que parte da sociedade brasileira enxerga do que o Brasil apresenta”, ao ser questionado sobre uma pesquisa da Quaest que indicou que o governo do presidente Lula (PT) é considerado ruim por 57% dos brasileiros.

Jader Filho defende que o país está alcançando números “excepcionais” e acredita que o trabalho do governo federal ainda será reconhecido pelo que tem sido realizado.

"É um momento curioso, em que o Brasil tem números excepcionais: a taxa de desemprego é uma das menores da história, estamos vendo a própria inflação começando a cair. Mas acredito, sinceramente, que, em um determinado momento, é inevitável que essas duas coisas se encontrem e os números se transformem em popularidade para o governo”.
— declarou o ministro em entrevista coletiva nesta sexta-feira (6).

Em comparação com a pesquisa anterior, feita em março, a desaprovação oscilou um ponto percentual para cima, passando de 56% para 57%.

Entre os que aprovam a gestão, os resultados mostraram uma oscilação para baixo, de 41% em março para 40% no início de junho.

Leia também

A pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, foi realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho, com 2.004 entrevistas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.