Ouvindo...

Bolsonaro pede ‘defesa inabalável da vida e da família’ ao novo papa Leão XIV

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, Leão XIV, foi escolhido como novo papa

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

O ex-presidente Jair Bolsonaro usou suas redes sociais nesta quarta-feira (8) para dar as boas-vindas ao Papa Leão XIV, novo líder da Igreja Católica. O ex-mandatário escreveu que recebe novo pontífice com “profunda fé, respeito e esperança”.

Na publicação, Bolsonaro chama o papa de “sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra”, e pede que sua missão seja guiada pela “defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização”.

Bolsonaro também mencionou a prevalência da religiosidade no país. “O Brasil, nação de maioria cristã e devota, se une em oração e acolhimento”, escreveu.

Leia também

Mais cedo, o novo papa foi anunciado varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O escolhido foi o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Leão XIV. Ele tem 69 anos e é o 267° papa da história da Igreja Católica.

O papa foi eleito no segundo dia do conclave ao obter dois terços dos votos necessários para ser escolhido como próximo sumo pontífice. Como o conclave contou com 133 cardeais votantes (aqueles com menos de 80 anos), Prevost foi eleito com, ao menos, 89 votos.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.