Ouvindo...

Câmara inicia debate sobre projeto que aumenta número de deputados

Proposta impede que qualquer estado perca cadeiras e ainda autoriza o aumento no número mínimo de deputado, ampliando de 513 para 527 o total de parlamentares

Câmara dos deputados propõe aumento no número de parlamentares

A Câmara dos Deputados começa a discutir nesta segunda-feira (5) um projeto que pode aumentar o número total de deputados no Brasil. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), colocou em pauta um pedido de urgência para acelerar a tramitação da proposta, que surgiu após uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

O STF determinou que o Congresso deve revisar, até 30 de junho, a distribuição de cadeiras por estado, usando os dados do Censo 2022 — mas mantendo o total atual de 513 deputados.

O problema é que, se isso for seguido, alguns estados perderiam cadeiras porque tiveram redução populacional, o que gerou forte resistência dentro do Congresso. Muitos parlamentares argumentam que o Censo foi feito com atraso e cortes de verba, tornando os dados “inconsistentes”.

Por isso, a deputada Dani Cunha (MDB-RJ) apresentou um projeto que impede que qualquer estado perca cadeiras e ainda autoriza o aumento no número mínimo de deputado, ampliando em 14 cadeiras o número total de deputados, passando de 513 para 527.

Leia também

Se o pedido de urgência for aprovado, a proposta vai direto ao plenário, sem passar pelas comissões. O relator do texto é o deputado Damião Feliciano (União-PB).

Caso o Congresso não vote nada até o prazo, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolver a questão por meio de uma resolução.

Se os dados do Censo forem considerados:

Estados que ganhariam cadeiras:

Pará (+4)
Santa Catarina (+4)
Amazonas (+2)
Ceará (+1)
Goiás (+1)
Mato Grosso (+1)
Minas Gerais (+1)

Estados que perderiam cadeiras:

Rio de Janeiro (–4)
Bahia (–2)
Paraíba (–2)
Piauí (–2)
Rio Grande do Sul (–2)
Alagoas (–1)
Pernambuco (–1)

O projeto ainda propõe desconsiderar o Censo de 2022 e adotar regras mais rigorosas para futuras contagens populacionais, com auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio