A Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) deu o sinal verde, durante reunião nesta terça-feira (29), para o
Caso a iniciativa avance e a fusão seja concretizada, os tucanos poderão abrir mão do histórico número 45 e adotar o 20, do Podemos, por conta do tamanho da bancada das duas siglas. O PSDB conta atualmente com 13 deputados federais, contra 15 do Podemos. No Senado, são três representantes do PSDB e quatro do Podemos.
O próximo passo dos tucanos será a realização de uma convenção nacional marcada para o dia 5 de junho, quando a fusão poderá ser oficializada pelos filiados.
De acordo com o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), a provável fusão entre os partidos representará “a constituição de uma nova força política no centro democrático”.
“Os brasileiros estão cansados de votar não. Não a esse, então eu voto naquele. Não àquele, eu voto nesse. Vamos dar oportunidade aos brasileiros de voltarem a votar sim a favor de projeto desenvolvimentista, inclusivo do ponto de vista social, audacioso e ousado, como foi o projeto lá atrás que nos levou ao Plano Real, à Lei de Responsabilidade Fiscal. Estamos todos aqui hoje muito felizes com esse novo vigor do PSDB. Eu brincava com o presidente (nacional) Marconi (Perillo), com a nossa presidente (do PSDB-Mulher) Cinthia (Ribeiro), de que aqueles que mandaram coroas de flores para as nossas exéquias vão ter que pedir reembolso, porque o PSDB volta mais forte do que nunca”, declarou.