O ex-presidente Jair Bolsonaro classificou como “escárnio internacional” a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder asilo político para a
A ex-primeira-dama Nadine Heredia Alarcón e o filho, que é menor de idade, desembarcaram no Brasil, na quinta-feira (17), em um voo da Força Aérea Brasileira, após receberem asilo diplomático no Brasil.
“Mesmo na UTI, onde tudo chega com atraso, as notícias não deixam de chegar. E o que se ouve, dia após dia, é o mesmo: um país sendo entregue, pouco a pouco, à inversão de valores, ao autoritarismo e ao escárnio internacional. Corruptos condenados por lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos passaram a ser recebidos como “perseguidos políticos”, transportados pela Força Aérea Brasileira e acolhidos com honrarias por um governo que distorce o instituto do asilo para se solidarizar com quem rouba do próprio povo”, disparou Bolsonaro.
Nadine é esposa de Ollanta Humala, que foi presidente do Peru de 2011 a 2016.
Os dois foram condenados pela Justiça peruana a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, em um caso envolvendo a construtora brasileira Odebrecht (Novonor) e o governo do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.