Em um gesto de aproximação com a
Questionada pela Itatiaia sobre a função da frente, Carol destacou que a intenção será levantar pautas importantes da advocacia e levar as discussões ao Legislativo estadual.
“Nós criamos a frente parlamentar de defesa dos advogados mineiros, das advogadas mineiras, com o intuito de fortalecer a advocacia, não só no Poder Judiciário, mas em toda a sociedade. Como o presidente Tadeu falou muito bem, o advogado tem o papel de zelar pela paz social, por trazer justiça, fazer com que a sociedade tenha uma harmonia dentro dela. Então, a nossa ideia é fazer com que as demandas que impactam diretamente a advocacia e, consequentemente, o cidadão, sejam levantadas por essa frente parlamentar”, disse Carol Caram.
A deputada, que chegou neste ano ao Parlamento, diz que a frente também irá atuar como um elo entre Legislativo, Executivo e Judiciário. O principal objetivo é criar ferramentas que possar dar mais celeridade aos processos envolvendo o sistema judiciário.
Frente é 2ª conquista da OAB junto ao governo Zema e ALMG nesta semana
Fugindo do protocolo tradicional de sanção de leis, o governador foi pessoalmente à sede da OAB, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e sancionou a lei diante do presidente da entidade em Minas, Gustavo Chalfun, de integrantes da alta cúpula da OAB e de deputados estaduais e federais.
“A advocacia, na minha gestão, tem sido valorizada”, disse Zema durante o discurso. O governador ainda defendeu que os advogados tenham prioridade nos órgãos públicos.
“Quero reconhecer aqui o esforço do deputado Arlen Santiago [autor do projeto de lei] pela iniciativa desse projeto que visa, na minha opinião, dar um encaminhamento correto do serviço público para quem realmente precisa ter essa prioridade, precisa ter esse serviço de acordo com o trabalho que exerce. A advocacia, na minha gestão, tem sido valorizada”, acrescentou.
O presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite, que também foi ao evento, disse que a lei foi uma das demandas levadas ao seu gabinete pelo novo presidente da OAB.
“Na primeira vez que o nosso presidente Chalfun me fez uma visita após a sua eleição, ele foi lá cobrar, obviamente, pautas importantes para advocacia. Uma delas foi essa legislação. Hoje, nós estamos tendo a honra e a oportunidade de entregá-la”, destacou o parlamentar durante o discurso.