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Na Rota da Mudança: Brasil mira futuro sustentável do transporte às vésperas da COP 30

A COP 30, que será em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025, vai reunir líderes mundiais para definir ações contra as mudanças climáticas

Belém, no estado do Pará, Brasil, será palco da COP30

Faltando poucos meses para a COP 30, o Brasil se prepara para estar no centro das atenções mundiais não apenas nos discursos, mas também nas ações. A conferência climática será uma vitrine para mostrar que sustentabilidade e economia podem caminhar juntas — e, nesse cenário, o transporte ocupa papel central.

Responsável por movimentar a economia, o setor enfrenta um desafio urgente: alinhar-se a um futuro mais limpo e eficiente. Caminhões ainda respondem por mais de 60% do transporte de cargas no país, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Mas o modelo cobra um preço alto — diesel caro, estradas precárias e toneladas de dióxido de carbono despejadas na atmosfera diariamente.

A preocupação ambiental já começa a mobilizar o setor, explica Walter Cerqueira, especialista em Direito Ambiental e assessor jurídico-ambiental da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg). Ele aponta para alternativas que podem reduzir custos e emissões, mas que ainda esbarram na falta de incentivos e infraestrutura.

“Não há ainda tecnologia suficiente para substituir os veículos a diesel em todos os seus trajetos. É importante destacar que, mesmo com tantas carências para a substituição dos combustíveis fósseis, há diversas ações em curso. Cito exemplos de transportadoras que já adotam veículos elétricos, especialmente em rotas de distribuição urbana de mercadorias; veículos movidos a GLP, que são menos poluentes; coletas feitas por drones; e a utilização de veículos elétricos para uso administrativo, que tem feito parte da rotina das empresas de transporte”, disse ele.
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As soluções estão no horizonte — e algumas já circulam pelo país: o SAF (combustível sustentável para a aviação), o biodiesel, os ônibus elétricos silenciosos e livres de fumaça, e o transporte por ferrovias e hidrovias, mais barato e eficiente. Apesar disso, esses caminhos ainda enfrentam barreiras que vão da burocracia à ausência de investimento consistente.

No ano passado, em Baku, no Azerbaijão, o presidente da CNT, Vander Costa, explicou qual é a melhor forma do setor de transporte de cargas reduzir as emissões:

“A eletrificação é uma alternativa, mas não é a melhor nem a única. Nós estamos propondo uma renovação de frota [...] No curto prazo, retirar os veículos poluentes e colocar veículos novos é a melhor alternativa.’”

Mas o que o governo tem feito?

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o transporte responde por quase um terço das emissões do setor energético no Brasil. O governo afirma que a meta é reduzir esses números sem comprometer o crescimento econômico.

Para a redução de emissões de CO2, o aumento do uso de energias renováveis, sobretudo na área do transporte, como os percentuais da mistura de etanol na gasolina, é uma das estratégias para um resultado mais satisfatório. Em 2024, por exemplo, o Brasil aprovou a Lei Combustível do Futuro, com programadas de incentivo ao diesel verde, combustível sustentável para aviação e também de biometano.

Esta é a matéria inaugural da série “Qual o futuro do transporte no Brasil?”, produzida pela equipe da Itatiaia. O projeto abre espaço para esse debate, que será aprofundado ao longo de cinco capítulos exibidos na programação da rádio.

Cronograma dos episódios em áudio

  • Episódio 1: Na Rota da Mudança: o Brasil e o Futuro Sustentável do Transporte - Café com Notícia (segunda-feira, 11/8)
  • Episódio 2: Céu Verde: o SAF e o futuro da aviação brasileira - Jornal da Itatiaia - 1ª Edição (segunda-feira, 11/8)
  • Episódio 3: Rodovias Renováveis: o biodiesel e o transporte de cargas no Brasil - Café com Notícia (terça-feira, 12/8)
  • Episódio 4: Ônibus Elétrico: promessa ou realidade nas cidades brasileiras? - Jornal da Itatiaia - 1ª Edição (terça-feira, 12/8)
  • Episódio 5: Nos Trilhos e nas Águas: o potencial das ferrovias e hidrovias no Brasil - Jornal da Itatiaia - 1ª Edição (quarta-feira, 13/8)

Reportagem produzida pelos jornalistas:

Com edição de:

  • Thiago Castro
Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia