A deputada federal por Minas Célia Xakriabá (PSOL) foi atingida, na noite desta quinta-feira (10), por gás de pimenta lançado pela Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados durante manifestação do Acampamento Terra Livre (ATL), em frente ao Congresso Nacional.
Um vídeo mostra a parlamentar indo na direção dos policiais após ser atingida pelo gás (assista abaixo). “Eu sou deputada, por que você jogou spray de pimenta em mim? Eu sou deputada, isso não vai ficar assim”, disse Célia Xakriabá, que posteriormente recebeu atendimento médico.
Deputada por Minas, Célia Xakriabá (PSOL), é atingida por gás de pimenta durante marcha de indígenas em Brasília
— Itatiaia (@itatiaia) April 11, 2025
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7tHaV
📹 Reprodução/Redes Sociais pic.twitter.com/QSQB9v88gz
Indígenas de várias etnias estão reunidos desde segunda-feira (7) no Acampamento Terra Livre — maior mobilização indígena do país. Nesta quinta, o grupo deixou o seu acampamento e fez uma marcha até o Congresso.
O que diz a Câmara?
Por meio de nota, a Câmara dos Deputados informou que os cerca de mil indígenas que participavam da marcha “romperam a linha de defesa da Polícia Militar do Distrito Federal, derrubaram os gradis e invadiram o gramado do Congresso Nacional”. Diante disso, as “Polícias Legislativas Federais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal usaram agentes químicos para conter a invasão e impedir a entrada no Palácio do Congresso”.
Ainda segundo o comunicado, havia um acordo para que o grupo “chegassem apenas até a Avenida José Sarney, anterior à Avenida das Bandeiras, que fica próxima ao gramado do Congresso. Mas, parte dos indígenas resolveu avançar o limite”.
Uso de meios não letais, reforça Senado
O Senado Federal também se manifestou sobre o episódio, explicando que “devido ao avanço inesperado de manifestantes do acampamento indígena Terra Livre em direção à sede do Poder Legislativo, foi necessário conter os manifestantes, sem grandes intercorrências”.
A Casa também ressaltou “que a dissuasão foi realizada exclusivamente por meios não letais e a ordem foi restabelecida”.