A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) teve seu mandato cassado nesta quinta-feira (30). A decisão foi do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por 5 votos a 2. A parlamentar ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, a cassação tem efeito imediato.
Zambelli foi condenada por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político. A decisão do TRE a torna inelegível por oito anos, a partir das eleições de 2022.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra Zambelli, proposta pela também deputada federal Sâmia Bomfim, tinha sido suspensa em dezembro do ano passado após a juíza Maria Cláudia Bedotti pedir mais tempo para analisar o caso.
Em uma postagem no Instagram, a deputada federal diz ser vítima de perseguição política e garante que vai recorrer da decisão.
“Hoje, o TRE-SP entendeu por anular os votos de 946.244 cidadãos paulistas e cassar meu mandato de deputada federal. Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis. Fica claro que a perseguição política em nosso país, contra os conservadores, é visível como o sol do meio-dia. Continuarei a lutar todos os dias de minha vida ao lado de vocês, para que tenhamos a esperança de um Brasil próspero e digno para o povo brasileiro”, escreveu.