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Novo chefe da Secom, Sidônio Palmeira é ‘low profile’ e mais estratégico em comunicação

Marqueteiro substitui Paulo Pimenta na comunicação do governo federal

O presidente Lula e Sidônio Palmeira, durante a campanha eleitoral de 2022

Definido como novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Sidônio Palmeira é publicitário conhecido pela atuação no marketing político. Baiano de Salvador, ele tem perfil mais discreto, com foco em um estilo mais estratégico e criativo em campanhas.

Em 2022, Sidônio ganhou destaque pelo planejamento da campanha eleitoral do presidente Lula (PT), que venceu a disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e conquistou o terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto.

Sidônio participou, no fim do ano passado, da produção de um pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o pacote de corte de gastos e a intenção de aumentar a isenção do Imposto de Renda.

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Nos primeiros mandatos, Lula teve marqueteiros por trás de sua comunicação, como Duda Mendonça e João Santana.

Sidônio raramente aparece em entrevistas ou divulga informações pessoais. Em meio às especulações de que assumiria a Secom, manteve-se restrito. Sua primeira aparição a jornalistas foi nesta terça-feira (7), durante o anúncio que confirmou a saída de Paulo Pimenta do governo federal.


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É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.