Ouvindo...

Governo deve editar medida com reajuste de servidores federais até terça (31)

De acordo com o deputado Rogério Correia, o pagamento será feito assim que o Orçamento for aprovado no Congresso, que está em recesso neste fim de ano

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) afirmou, em entrevista à Itatiaia, que o governo federal deve publicar, até o dia 31, uma medida provisória (MP) que prevê o reajuste salarial dos servidores públicos.

Mais de 45 carreiras da administração pública federal firmaram acordos com o Executivo. A MP deve oficializar os novos salários para os anos de 2025 e 2026. De acordo com o deputado, os pagamentos, retroativos a janeiro, dependem da aprovação da Lei Orçamentária, prevista para o próximo ano.

“O governo vai fazer uma medida provisória ainda este ano para consolidar todas as administrações. Servidores públicos federais estão preocupados, mas todos terão os reajustes combinados. Eles só não vão receber em janeiro porque a Lei Orçamentária não foi aprovada. É preciso aprovar o Orçamento para receber o reajuste. Assim que for aprovado, no ano que vem, eles receberão retroativo a janeiro”, disse o parlamentar.

Ainda segundo o deputado, o valor do reajuste será determinado de acordo com cada carreira pública. “Foi uma negociação feita individualmente com cada categoria, mas conseguimos consolidar [os acordos]”,
afirmou.

Leia também

Atualmente em recesso, o Congresso Nacional só deve retomar as atividades em fevereiro, após a eleição das novas Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado.


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
Leia mais