Ouvindo...

Privatização das escolas públicas estaduais é tema de debate na ALMG

Debate público nesta segunda-feira (11) irá discutir os impactos da privatização de unidades de ensino estaduais para a comunidade escolar

Um debate público que vai tratar sobre a privatização das escolas da rede estadual será realizado na segunda-feira (11) pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O evento terá o tema “Privatização na rede estadual pública de educação e os impactos para a comunidade escolar” e tem duas mesas de discussão previstas.

A primeira delas vai abordar os modelos de privatização das unidades de ensino público. Esta mesa receberá quatro expositores, entre eles a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná - um dos estados que conta com um programa de privatização das escolas - Walkiria Mazeto, e o assessor jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Eduardo Ferreira.

A segunda mesa irá apresentar um balanço dos processos de privatização na rede estadual de educação que estão em curso. Para esta exposição estão previstos cinco convidados e quatro debatedores, entre eles especialistas do projeto Somar - um projeto do governo Zema que visa à gestão compartilhada de algumas escolas estaduais e que tem previsão de ampliado em 2025.

Leia também

Além deles, participarão da segunda mesa de debates o economista e coordenador técnico do Dieese do Sind-Ute/MG, Diego Rossi, e do secretário estadual de Educação, Igor Rojas. O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Diniz, e a promotora Ana Carolina Coelho também confirmaram presença no debate.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Leia mais