Ouvindo...

Tebet diz que corte de gastos não irá afetar programas sociais, mas adverte: ‘muita coisa para mexer’

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, se manifestou nesta quarta-feira (30) sobre o pacote de corte de gastos, que deve ser apresentado nos próximos dias pelo Governo Federal

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira (30) que a equipe econômica tem pressa em apresentar o pacote de corte de gastos, que tem o objetivo de garantir o cumprimento das metas fiscais nos próximos anos.

A Junta de Execução Orçamentária (JEO) irá se reunir na tarde desta quarta-feira (30) para discutir os últimos pontos do plano, que precisará do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de ser apresentado para análise do Congresso Nacional.

Em conversa com jornalistas, Tebet disse não ver problemas na votação do texto apenas no ano que vem, pelo Congresso Nacional.

“Não temos pressa na aprovação, nós temos pressa na entrega. Porque o debate democrático, saudável, nas comissões pelo Congresso Nacional se faz necessário, até para possíveis aperfeiçoamentos”, avaliou Tebet.

Leia também

A ministra do Planejamento e Orçamento garantiu que o governo não irá cortar benefícios sociais.

“Não vejo dificuldade em votar em março. O que nós precisamos é apresentar ao país um pacote consistente, autorizado, que dê conforto ao presidente da República. Deixando claro que nós não vamos tirar nenhum direito, isso foi um consenso entre o ministro Haddad e eu. Mas tem muita coisa para mexer, tem muita política pública ineficiente que pode ser remodelada, estamos falando em modernização de políticas públicas”, argumentou ela.

No evento com o setor industrial, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também integra a JEO, afirmou que o Brasil fará as reformas necessárias para continuar crescendo.

“O Brasil vai continuar crescendo, temos tarefas a performar e cumprir como todo país tem. A China tem tarefas a cumprir, a Europa tá estagnada, os Estados Unidos estão com ameaças importantes em funções de riscos que envolvem as eleições. Mas estamos atentos aos desafios colocados e temos segurança em dizer que iremos ingressar nas reformas necessárias” disse Haddad.

O presidente Lula se reuniu na noite de terça-feira (29) com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, para discutir o plano de corte de gastos.

A previsão é a de que o texto seja apresentado nos próximos dias.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais