O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) disse, neste sábado (07), durante a manifestação bolsonarista no dia da Independência do Brasil, que, se o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), quiser que a bancada da direita da Casa apoie seu candidato na eleição da presidência, terá que pautar a anistia para os manifestantes presos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Um dos cotados para a sucessão de Lira é o deputado Elmar Nascimento (União Brasil).
A fala aconteceu durante discurso do parlamentar mineiro no ato na Avenida Paulista, em São Paulo, que pede o impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF). “Se o presidente Lira deseja ter o voto dos deputados da direita para seu candidato na presidência da Câmara, que paute ainda este ano a anistia para os presos políticos”, afirmou.
Moraes, principal alvo dos bolsonaristas no protesto deste sábado, recebeu duras críticas de Nikolas, que chamou o magistrado de “criminoso que usa do seus poderes a qualquer preço para poder silenciar a calar, impedir que nós saibamos a verdade. Quando ele derruba o X, antigo Twitter, ele impede não somente a nossa voz, mas impede todas as vozes”, disse, em alusão à decisão do ministro que derrubou a rede social.
“Se você fala contra ele, te coloca na cadeia. Se fala algo que ele não gosta na internet, ele derruba a rede social. E se você usa, ele te multa. Se tirar a toga do Alexandre de Moraes não sobra nada”, disparou Nikolas.