Ouvindo...

Elon Musk elogia vice-governador de Minas por contrariar Moraes e usar VPN para acessar o X

No último sábado (31), o vice de Romeu Zema (Novo) usou VPN para publicar na rede social mesmo após a proibição do ministro Alexandre de Morais

O bilionário reagiu ao post feito por Simões (Novo) no X, antigo Twitter

O dono do X, antigo Twitter, Elon Musk usou a rede social, que foi suspensa na sexta-feira (30) no Brasil por determinação do ministro Alexandre de Moraes, para parabenizar o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo) por usar VPN para acessar a plataforma.

Entenda a história

Mateus Simões publicou em seu perfil no X, na madrugada do último sábado (31) a seguinte mensagem: “VPN funcionando. Nunca me imaginei praticando e propagando desobediência civil, mas censura não pode ser admitida, jamais”.

Ele completou dizendo: "É inacreditável que um juiz se sinta no direito de suspender uma rede social com 23 milhões de usuários. Isso é inadmissível em uma democracia, agride a liberdade de expressão e se revela como mecanismo de perseguição política de ‘desalinhados’. Uma vergonha para o Brasil”.

“Bravo!”, respondeu o bilionário a publicação do Professor Simões.

O bilionário sul-africano respondeu o vice-governador de Minas Gerais no X, antigo Twitter.

O governador, Romeu Zema (Novo), ainda não se manifestou.

Leia também

Multa de R$50 mil para quem usar VPN

Além de banir a rede social do território brasileiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, informou que os usuários do Brasil que burlassem a determinação poderiam pagar uma multa no valor de R$50 mil diários.

O que é VPN

Virtual Private Network (rede virtual privada, em português), ou VPN, é uma ferramenta que cria uma conexão segura entre um dispositivo eletrônico e a internet.

Com o VPN, os dados que são utilizados na navegação não serão do dispositivo do usuário, mas sim do servidor VPN.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.