Ouvindo...

Minas Gerais adere à definição internacional de antissemitismo e assina acordos com Israel

Cerimônia com o governador Romeu Zema contou também estreitamento de relações entre o país e o Estado mineiro

Romeu Zema assinou acordos entre Minas Gerais e Israel

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), assinou, na manhã desta segunda-feira (08), um acordo de cooperação com o Estado de Israel, adotando a Definição de Antissemitismo da Aliança Internacional de Memória do Holocausto (IHRA).

A prática é definida como “uma determinada percepção dos judeus, que se pode exprimir como ódio em relação aos judeus. Manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são orientados contra indivíduos judeus e não judeus e/ou contra os seus bens, contra as instituições comunitárias e as instalações religiosas judaicas”.

Representantes do governo de Minas Gerais também estiveram presentes no evento, como o secretário da Casa Civil do Estado, Marcelo Aro. A cerimônia ainda teve a presença do embaixador israelense, Daniel Zonshine, do Presidente em exercício da Federação Israelita de Minas Gerais, Paulo Dicker, do Cônsul Honorário de Israel para o Estado de Minas Gerais, Silvio Musman, e da Presidente da Câmara de Comércio Minas-Israel, Fernanda Pitchon.

O governador Romeu Zema afirmou ter gratidão ao Estado israelense pela ajuda do exército do país na tragédia de Brumadinho, em 2019. “Minha relação com Israel cresceu mais ainda quando nós tivemos aqui a tragédia de Brumadinho, no meu primeiro mês de governo. Com poucos dias, recebemos aqui uma ajuda do Exército de Israel, que veio com uma série de equipamentos para ajudar o nosso Corpo de Bombeiros. Tivemos um aprendizado muito grande e seremos eternamente gratos à essa ajuda tão prestativa, rápida, importante, que, por mais que fizesse, não conseguiu evitar a perda de 272 vidas. Mas fica aqui o meu reconhecimento”, afirmou.

Para o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, a assinatura é um passo importante para combater o antissemisitsmo. “O antissemitismo não começou hoje. É um fenômeno que tem ser preocupação para pessoas do mundo todo. Um fenômeno de discriminação, racismo, discurso de ódio, coisas que afetam a vida de muitas pessoas no mundo - não só judeus. E desde o início da guerra em Israel, há nove meses, vimos um aumento neste fenômeno de antissemitismo. E essa assinatura aqui hoje é uma oportunidade para implementar este tipo de luta. É uma abertura para esta cooperação”, declarou.

Comentários antissemitas

As assinaturas acontecem meses após o governador abrir um processo contra um servidor da educação de Minas Gerais por comentários antissemitas no X - antigo Twitter.

“Judeu sionista no Brasil é pra ser esculachado e morto nas ruas. Ainda chegará esse momento que nenhum de vocês estará vivo aqui no Brasil”, escreveu o analista educacional da Secretaria de Estado de Educação Marcos Roberto de Souza Amaral. Ele teve a publicação, inclusive, apagada por violar os termos e políticas da plataforma.

Leia também

Acordos comerciais

A cerimônia também serviu para estreitar os laços econômicos entre Minas Gerais e o governo de Israel, que movimentam cerca de 50 milhões de dólares por ano na economia do estado - especialmente na exportação de café. Zema apontou semelhanças entre o Minas e o país parceiro. “Temos muito a ver com Israel, a nossa região norte do Estado tem um clima quase tão seco, semiárido quanto Israel. A tecnologia que Israel conquistou a duras penas para irrigar, melhorar a sua atividade, produção agrícola, com toda certeza tem uma valia muito grande para nós. Temos o maior interesse”. afirmou.

Para o embaixador israelense, a colaboração pode ir além da exportação mineira de café. “Acho que tem muito mais potencial, além do café que Minas manda para Israel. Israel pode ser relevante para Minas Gerais na área de gestão de água, de agricultura, segurança pública e outros”.

O secretário-chefe da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro, acredita que a tecnologia israelense tem potencial para auxiliar o estado. “A gente exporta café, entre tantas outras coisas, para Israel e eu tenho certeza que fortalecendo esse laço, como no evento de hoje, a gente vai impulsionar ainda mais as exportações dos produtos mineiros para Israel. Israel é conhecido no mundo inteiro pela habilidade, pela expertise no serviço de inteligência, de combate ao crime. Então, nós queremos estreitar mais esse laço, importar essa expertise deles, essas tecnologias e conversas já estão acontecendo entre a nossa Secretaria de Justiça e o Governo de Israel, revelou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.