Ouvindo...

Zema abre investigação contra servidor por comentário antissemita em rede social

Governador de Minas Gerais comentou que o Estado irá investigar um servidor da secretaria de Educação que disse que judeu sionista deveria ser ‘morto nas ruas’

Zema determinou abertura de investigação contra servidor da Educação por comentário antissemita em rede social

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), determinou a abertura de um procedimento administrativo para investigar um servidor público por comentário antissemita nas redes sociais.

“Discursos violentos e antissemitas são inaceitáveis. Determinei a abertura imediata de um Processo Administrativo Disciplinar contra o servidor da rede estadual de educação em virtude de seu comentário criminoso nas redes sociais. Aqui não há espaço para incentivar o ódio”, comentou em seu perfil no X (antigo Twitter).

O vice-governador, Mateus Simões (Novo), também se manifestou sobre o episódio e classificou o comentário do servidor como “inaceitável e criminoso”.

Leia também

“Ao que depender de mim, sofrerá todas as consequências legais, na esfera civel, administrativa e criminal por esse absurdo”, disse o ex-vereador de Belo Horizonte, também na rede social, ao completar: “você é uma vergonha para a educação”.

Zema e Simões se referem, sem citar o nome, do analista educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Marcos Roberto de Souza Amaral, que fez um comentário antissemita na mesma rede. A publicação, inclusive, foi apagada por violar os termos e políticas da plataforma comandada por Elon Musk.

“Judeu sionista no Brasil é pra ser esculachado e morto nas ruas. Ainda chegará esse momento que nenhum de vocês estará vivo aqui no Brasil”, disse o servidor público em seu perfil.

Após a repercussão, o funcionário público não comentou publicamente sobre o episódio e as declarações da cúpula do governo mineiro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.