A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra o colega de Câmara Nikolas Ferreira (PL-MG) pela prática de homotransfobia. A parlamentar paulista pede uma indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos.
A queixa da deputada gira em torno de uma fala do mineiro durante a reunião da Comissão da Defesa dos Direitos das Mulheres no último dia 5 de junho. O colegiado recebia a visita da ministra da Mulher, Cida Gonçalves.
Em um determinado momento da sessão, em meio a uma discussão, Erika chamou a deputada Júlia Zanatta (PL-SC) de “feia” e “ultrapassada”. Nesse momento, Nikolas, que estava ao lado de Erika, disse: “Pelo menos ela é ela”. As declarações foram gravadas e repercutiram nas redes sociais.
A defesa de Erika Hilton diz ao MPF que as declarações de Nikolas provocaram um aumento de ataques homotransfóbicos nas redes sociais. Segundo a parlamentar, os R$ 5 milhões, caso a Justiça atenda ao pedido, serão revertidos para organizações que atendam a comunidade LGBTQIA+.
Em uma rede social, Nikolas rebateu o pedido de Erika: “5 milhões? Por uma opinião inviolável de um deputado? Por falar ''pelo menos ela é ela’? E ninguém fala dos ataques contra a Júlia? Essa turminha ama tentar ganhar um dinheiro sem trabalhar.”