O governo federal vai anunciar medidas para destravar o mercado imobiliário nos próximos dias. O pacote inclui, por exemplo, a criação de um mercado secundário de títulos imobiliários. Foi o que anunciou o ministro da Fazenda, Fernand Haddad, em entrevista exclusiva à Itatiaia nesta quarta-feira (27).
“Nós temos um projeto que vai ser anunciado a semana que vem, pelo presidente Lula. (...) No Brasil, você não tem um mercado de crédito tão robusto quanto no mundo desenvolvido, em que um recebível com garantia de imóvel é vendido no mercado com muita naturalidade. Então, vamos supor que um banco vendeu uma casa parcelada com garantia do imóvel para quem quer que seja. Esse ativo do banco tem um mercado secundário muito robusto por lá, não fica na carteira do banco. Ele logo revende e abre espaço no seu balanço para financiar outro imóvel”, explicou Haddad, complentando:
“Nós vamos tomar medidas na semana que vem que vão destravar esse mercado imobiliário. E criar um mercado secundário de títulos imobiliários muito robusto para fazer com que o crédito imobiliário rode no Brasil e possa ser multiplicado por muitas vezes”, disse Haddad.
Segundo o ministro, a classe média terá boas novidades a comemorar em breve, pois o setor da construção civil vê com entusiasmo as propostas. “Imagina você o potencial de crescimento da economia brasileira a partir da construção civil. Nós sentamos com o setor recentemente, com os líderes do setor, as principais empresas, para desenvolver esse novo produto e o entusiasmo está muito grande. Então eu penso que a classe média e trabalhadora vai ter boas novidades a comemorar no futuro próximo com a edição dessa medida.”
Clique