O relator recém-definido da CPI da Braskem, senador Rogério Carvalho (PT-SE), coloca para votação nesta terça-feira (27) o plano de trabalho da investigação que se debruçará sobre a atuação da mineradora e a exploração de sal-gema em Maceió, em Alagoas. O documento deve indicar quais dados técnicos e notas serão solicitadas à Braskem e dará indícios de quem serão os primeiros a prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). .
“A prioridade inicial é começar a construir um robusto acervo probatório da CPI, de modo que não haja dúvidas na delimitação de responsabilidades, assim como organizar a oitiva de algumas testemunhas-chave”, afirmou Rogério Carvalho à TV Senado após ser indicado como relator da investigação.
A CPI começou a avançar na última quarta-feira (21), quando o presidente Omar Aziz (PSD-AM) preteriu Renan Calheiros (MDB-AL) e escolheu o senador sergipano para assumir a relatoria da investigação. A opção de Aziz resultou na derrota de Calheiros, que decidiu abandonar a CPI. “Mesmo tendo criado a CPI e coletado cada assinatura, deixo essa comissão por não concordar coma decisão sobre a relatoria”, disse Renan na ocasião.
Tragédia pressionou instalação da CPI. O afundamento do solo na área de uma das minas da Braskem em Maceió, entre novembro e dezembro do ano passado, e a série de tremores registrados na cidade pressionou a instalação da CPI, que se propõe a investigar a atuação da mineradora. A comissão existia desde setembro, quando o senador Renan Calheiros conseguiu o número mínimo de assinaturas para instalar a CPI. Entretanto, os partidos só começaram a indicar os membros da comissão em dezembro.
Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.