Ouvindo...

Pacheco quer apoio do governo federal no combate à seca severa no Norte de MG

Norte do estado está há 11 meses sem chuva; presidente do Congresso caracterizou situação como “grave problema econômico, ambiental e social”

Mais de 130 cidades mineiras sofrem com a seca e estiagem; na região Norte, falta de chuvas vai completar um ano

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que vai acionar o governo federal, nesta segunda-feira (18), para pedir que os ministérios adotem medidas de combate à forte seca no Norte de Minas Gerais. A região enfrenta estiagem há 11 meses.

Pacheco usou a rede social X (antigo Twitter), para dizer que vai solicitar medidas como “fornecimento de milho para o gado, disponibilização de caminhão-pipa, ajuda emergencial a famílias mais necessitadas e um plano de recuperação financeira com renegociação de dívidas e concessão de crédito, em especial para os pequenos e médios produtores”.

Pacheco se referiu a estiagem severa como “grave problema econômico, ambiental e social.”

Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, mais de 135 municípios estão em situação de emergência por problemas ligados à seca e a estiagem.

Há pouco mais de um mês, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Minas Gerais (Cedec-MG) e o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) fizeram um evento para orientar os municípios sobre o enfrentamento das temperaturas acima da média. As regiões Norte e Triângulo Mineiro seguem com alerta de temperaturas mais altas, acima da média, chegando aos 38ºC.

Repórter da Itatiaia em Brasília