Ouvindo...

Relator sobre a aprovação da LDO: ‘Setores do governo torceram contra a votação’

O relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, deputado Danilo Forte (União-CE), afirmou que membros da base do governo queriam que a votação não acontecesse

Deputado Danilo Forte

O relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, deputado Danilo Forte (União-CE), afirmou na noite desta quarta-feira (13) que alguns membros da base do governo torceram contra a votação da matéria, que serve de base para a elaboração do Orçamento da União de 2024. Após a aprovação da LDO, na Comissão Mista de Orçamento (CMO), Danilo Forte afirmou que parlamentares da base queriam que o governo entrasse em 2024 sem orçamento definido. “A gente sabe que tem setores acomodados na base do governo que estavam torcendo para que a votação não acontecesse, para que o governo começasse o ano que vem sem orçamento, até porque a manipulação para quem está dentro do governo é muito mais fácil do que para quem está fora”, disparou o deputado.

Danilo Forte cedeu à pressão da base do governo, e retirou do parecer o trecho que incluía o financiamento do Sistema S no Orçamento da União, e a obrigatoriedade do empenho das emendas de comissão, na casa de R$11 bi, ainda no primeiro semestre de 2024. “A política é a arte de fazer consenso, e nesse momento, fomos obrigados a ceder por causa do prazo.O pior cenário do mundo, a coisa mais irresponsável do mundo, a falência da política, seria virar o ano sem entregar o orçamento”, ponderou o relator.

O deputado Danilo Forte manteve no texto-base a previsão de déficit zero nas contas públicas em 2024, conforme enviado pelo governo federal. A LDO deveria ter sido aprovada antes do recesso parlamentar, em julho, mas a análise foi adiada, uma vez que o relator aguardou o desfecho de votação de pautas importantes da área econômica, incluindo o novo arcabouço fiscal. A previsão é a de que o texto base seja votado pelo Plenário do Congresso Nacional nesta quinta-feira (14).

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.