O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta sexta-feira (8) com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no Palácio da Alvorada. Esta será a única reunião da agenda do presidente, que estava até quinta (7) em reunião de cúpula do Mercosul, que ocorreu no Rio de Janeiro.
Um dos temas da reunião entre Lula e Múcio é a crescente preocupação da comunidade internacional sobre o risco de uma guerra, na América do Sul, envolvendo a Venezuela e a Guiana, por conta da disputa do território de Essequibo, que representa 75% da Guiana e é rica em petróleo.
As Forças Armadas aumentaram o efetivo na fronteira com os dois países, para evitar que o território brasileiro seja utilizado no eventual confronto bélico. Durante participação na reunião de cúpula do Mercosul, o presidente Lula se colocou à disposição para mediar um acordo entre os dois países para evitar uma guerra.
Siga o canal da
Em uma publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o Brasil poderá sediar quantas reuniões forem necessárias para evitar o início de um confronto bélico entre a Venezuela e a Guiana.
“O Mercosul não pode ficar alheio ao tema. Sugiro que o companheiro presidente de turno da Celac possa tratar o tema com as duas partes: a Guiana e a Venezuela. O Brasil está à disposição para sediar quantas reuniões de negociação forem necessárias. Não queremos e não precisamos de mais guerra, ainda mais no nosso continente. Temos que construir a paz para poder melhorar a vida das pessoas”, afirmou Lula.