Ouvindo...

Exportações de produtos de Minas somam US$ 36,1 bilhões até novembro

China é o principal comprador de mercadorias comercializadas por empresas mineiras

Apesar do resultado robusto, os números estão 3,2% abaixo do registrado no mesmo período de 2022

As exportações de produtos vendidos por empresas de Minas Gerais somaram, até novembro, 36,1 bilhões de dólares. Os números foram calculados pela Itatiaia com base em dados do Comex Stat, plataforma do governo federal que registra o comércio exterior brasileiro.

Apesar do resultado robusto, os números estão 3,2% abaixo do registrado no mesmo período de 2022, quando os produtos mineiros vendidos ao exterior somaram 37,3 bilhões de dólares.

Os principais destinos das mercadorias mineiras são, em dólares: China (14,3 bilhões), Estados Unidos (3,3 bilhões), Argentina (1,9 bilhões), Holanda (1,2 bilhões) e Alemanha (1 bilhão).

Só para a China, as exportações de minério de ferro subiram de 7,8 bilhões de dólares para 8,2 bilhões, entre novembro de 2022 e o mesmo mês deste ano.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.