Ouvindo...

Lula chora na COP 28, passa palavra para Marina e diz: ‘primeira vez que a floresta vem falar’

Segundo a ministra do Meio Ambiente, houve redução de 49% no desmatamento nos onze meses de governo Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou, neste sábado (2), durante um evento sobre florestas na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes. Lula afirmou que é primeira vez que “a floresta fala” em uma Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

“A Marina nasceu na floresta, se alfabetizou aos 16 anos. Eu acho que é justo que para falar da floresta, ao invés de falar o presidente que é do Estado que não é da floresta, a gente tenha que ouvir ela que é a responsável pelo sucesso da política de preservação ambiental que nós estamos fazendo no Brasil”, disse Lula.

Lula abraçou Marina e encurtou o próprio discurso para que a ministra assumisse a palavra.

"É a primeira vez que a floresta vem falar. É a primeira vez que nós estamos dizendo, não basta evitar desmatamento, é preciso cuidar da floresta, cuidar das pessoas que moram na floresta e cuidar da biodiversidade da floresta. Isso custa muito dinheiro e os países ricos têm que ajudar a pagar essa conta. A gente tem que cuidar das pessoas que moram na floresta” concluiu Lula.

Segundo Marina, em nove meses de governo Lula houve redução de 49% no desmatamento

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais