O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PCdoB-MA) brincou, neste domingo (5), com a possibilidade de “chutes” por parte dos estudantes que farão, logo mais,
“A todos que farão o Enem hoje, desejo paz e que os seus sonhos se realizem. E quando, eventualmente, cair uma questão que o conhecimento não resolva, desejo boa pontaria nos inevitáveis “chutes” (quem nunca?). Que eles sejam poucos e certeiros. Uma mensagem especialmente afetuosa aos que farão a prova no Maranhão. Boa sorte”, disse Dino.
As provas do Enem vão ser distribuídas aos inscritos às 13h30 deste domingo. Os portões dos locais que vão sediar o teste, porém, vão ser fechados às 13h.
No próximo domingo (12), os estudantes voltarão às salas de aula para o segundo dia de provas.
Nesse sábado (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia desejado boa sorte aos participantes do exame. Bem-humorado, ele mostrou
“Você que vai fazer o Enem amanhã (hoje), isso aqui é uma jaca. Uma jaca aqui no Palácio do Alvorada, parece que é uma jaca dura. Eu vou cortar para ver se é possível comer. Então, se cair no exame de vocês amanhã, olha bem, isso aqui é uma jaca. Tem gente aqui comigo que pensava que isso era uma uva. Não, é jaca”, falou.
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2023: Itatiaia e Chromos divulgam
gabarito do Enem