O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou a criação do Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra), que vai funcionar no Rio de Janeiro, com o objetivo de atuar de forma conjunta com o governo estadual no combate ao crime organizado. O grupo deve ser criado na próxima quarta-feira (1), em uma cerimônia no Rio de Janeiro, que contará com as presenças do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do governador do estado, Cláudio Castro.
Em coletiva de imprensa, na noite desta segunda-feira (30), Cappelli enfatizou que a ação é inédita no país. “A gente vai deslocar equipes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, nós temos policiais que atuam no COAF, vamos deslocá-los ao Rio de Janeiro para focar em investigações financeiras. Vamos deslocar mais homens, inteligência e equipamentos em um trabalho integrado com o governo do Rio. É uma iniciativa inédita no país, o trabalho de integração de investigação financeira entre o governo federal e estadual”, destacou Cappelli.
O grupo, que contará com agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, procuradores e auditores da Fazenda Estadual, além da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, irá atuar no Centro de Inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
A previsão é a de que o Cifra inicie os trabalhos na semana que vem. “Vamos colocar em prática a lógica do Sistema Único de Segurança Pública integrando entes federados com o objetivo de investigar crimes financeiros e lavagem de dinheiro. A descapitalização dessas organizações criminosas é decisiva para a gente reduzir o potencial ofensivo delas e conseguimos desmantelar as quadrilhas”, concluiu Cappelli.