Ouvindo...

Gerentes de tecnologia da PBH deixam cargos após problemas na eleição do Conselho Tutelar

Três servidores da Prodabel foram exonerados nesta quinta-feira (19), mas Prefeitura nega relação com Conselho Tutelar

Exoneração de servidores teriam relação com problemas apresentados nas eleições do Conselho Tutelar

Três servidores da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) foram exonerados de seus cargos na tarde desta quinta-feira (19). As mudanças, segundo apurou a Itatiaia, teriam relação aos problemas na eleição do Conselho Tutelar da cidade.

Em portaria publicada no Diário Oficial da União, foi declarada a destituição da Gerente de Relacionamento, Fernanda de Souza Fortuna; da Gerente de Sustentação de Sistemas de Políticas Públicas, Daniela Caldeira; e do Coordenador Sustentação de Sistemas de Políticas Públicas, Renato Cesar Carvalho da Silva

A exoneração dos gerentes de tecnologia da PBH seria relacionada com a anulação das eleições para o Conselho Tutelar, que apresentou “inconsistências no sistema”. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, houve uma diferença de quatro mil votos entre os eleitores cadastrados no sistema e o total de votos contabilizados.

Também nesta quinta-feira (19), o subsecretário de Direitos de Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Thiago Alves da Costa, foi exonerado, sendo substituído por Gleucenir Vaz Teixeira, que já atuava no poder público municipal. A subsecretaria compõe a estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, que cuida do Conselho Tutelar.

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte negou que as exonerações tenham relação com os problemas apresentados nas eleições do Conselho Tutelar:

“A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que a exoneração do subsecretário Thiago Alves da Silva Costa foi realizada a pedido, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira (19). Já em relação às destituições de funções realizadas na Prodabel, representam um rearranjo administrativo, com o objetivo de aprimorar a qualidade técnica dos serviços prestados pela empresa”.

O novo pleito foi marcado para o dia 3 de dezembro e vai utilizar cédulas de papel. Na primeira votação, o meio físico chegou a ser utilizado como forma de tentar minorar os problemas encontrados no sistema da Prodabel.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.