Governo de Minas lança novo Portal da Transparência

Executivo fez uma modernização da plataforma que reúne dados da gestão estadual

O Governo de Minas lançou, nesta segunda-feira (9), o novo Portal da Transparência do Estado. A plataforma foi reformulada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) com um investimento de R$ 2 milhões.

As alterações mudaram o layout do site, que não passava por reformulações há mais de 11 anos. Segundo o Governo de Minas, o projeto foca na modernização da interface e no uso de linguagem simples para facilitar o controle social.

O novo portal, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge), centraliza informações que antes estavam dispersas em diferentes sistemas.

Uma das principais apostas da nova plataforma é a integração com ferramentas de Inteligência Artificial (IA). A partir do segundo semestre de 2026, os usuários contarão com o auxílio da atendente virtual Mina, um chatbot programado para apoiar pesquisas e simplificar a compreensão dos dados públicos.

Entre as informações oferecidas pelo Portal da Transparência estão:

* Remuneração de agentes públicos;
* Gastos com diárias e viagens;
* Relação de profissionais terceirizados e estagiários;
* Acordos de cooperação técnica e fiscais de contratos.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...