Ouvindo...

Ao vivo: veja votação do relatório final da CPMI dos atos antidemocráticos

Deputados e senadores votam nesta quarta-feira (18) o relatório elaborado pela senadora Eliziane Gama

Deputados e senadores votam nesta quarta-feira

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro vota nesta quarta-feira (18), a partir de 9h, o relatório final apresentado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da comissão.

Se aprovado, o documento será entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR), à Advocacia-Geral da União (AGU) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Após o encerramento da sessão, Eliziane assinalou que entregará o relatório em mãos para a procuradora-geral interina, Elizeta Ramos.

No calhamaço com mil e trezentas páginas, a parlamentar se debruçou sobre os documentos, as quebras de sigilo e os depoimentos coletados nos cinco meses de investigação desde a instalação da comissão, em maio.

Ela propõe o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) como o grande responsável pelos atos golpistas ocorridos no 8 de Janeiro e sugere que ele seja enquadrado por praticar quatro crimes: associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Sessenta aliados do ex-presidente também são listados no relatório, e a senadora pede que eles sejam igualmente indiciados. Entre eles estão o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, a deputada Carla Zambelli, o general Braga Netto, o general Augusto Heleno e o tenente-coronel Mauro Cid.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.