Ouvindo...

Deputado denuncia assessora de Anielle Franco no MP por racismo após comentário sobre torcida do São Paulo

Marcelle Decothé Silva usou suas redes sociais para criticar torcida paulista durante final da Copa do Brasil, no Morumbi

Chefe da assessoria da ministra Anielle Franco fez postagem criticando torcida do São Paulo

O deputado federal Paulo Bilynskyl (PL-SP) apresentou uma denúncia ao Ministério Público contra a chefe da assessoria especial da ministra Anielle Franco (PSOL), Marcelle Decothé Silva, por postagem que ele considerou racista e xenófoba.

“Denunciamos Marcelle Silva por racismo e xenofobia, crimes praticados no último domingo quando a assessora veio de jatinho da FAB assistir o jogo do Flamengo em São Paulo. As postagens em rede social da assessora são claramente declarações racistas e xenofóbicas”, afirmou o parlamentar.

Nas redes sociais, vários deputados de oposição ao governo Lula criticaram a postagem da assessora e ressaltaram o fato de a ministra ter viajado para o evento em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

‘Torcida branca’

A chefe da assessoria especial fez postagens em uma rede social criticando a torcida do São Paulo, a diretoria do Flamengo e a Polícia Federal. Ela viajou com a ministra Anielle em um avião da FAB para acompanhar a final da Copa do Brasil, no estádio Morumbi.

As postagens de Marcelle foram feitas em seu perfil do Instagram. Flamenguista, a assessora de Anielle critica em uma delas a torcida do São Paulo. “Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade...”. No mesmo post, complementa: “pior tudo de pauliste.”

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o Ministério da Igualdade Racial para comentar a denúncia do deputado, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.

Por meio das redes sociais, a ministra Anielle Franco rebateu as críticas por usar um avião da FAB para se deslocar até o evento esportivo.

“É inacreditável que uma ministra seja questionada por ir fazer o seu trabalho de combate ao racismo e cumprir o seu dever. Vemos que as noções estão invertidas quando avançamos em um acordo histórico de enfrentamento ao racismo e somos criticados por isso. O que de fato incomoda?”, questionou a ministra.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.