O deputado federal Paulo Bilynskyl (PL-SP) apresentou uma denúncia ao Ministério Público contra a chefe da assessoria especial da ministra Anielle Franco (PSOL), Marcelle Decothé Silva, por postagem que ele considerou racista e xenófoba.
“Denunciamos Marcelle Silva por racismo e xenofobia, crimes praticados no último domingo quando a assessora veio de jatinho da FAB assistir o jogo do Flamengo em São Paulo. As postagens em rede social da assessora são claramente declarações racistas e xenofóbicas”, afirmou o parlamentar.
Nas redes sociais, vários deputados de oposição ao governo Lula criticaram a postagem da assessora e ressaltaram o fato de a
‘Torcida branca’
A chefe da assessoria especial fez postagens em uma rede social criticando a torcida do São Paulo, a diretoria do Flamengo e a Polícia Federal. Ela viajou com a ministra Anielle em um avião da FAB para acompanhar a final da Copa do Brasil, no estádio Morumbi.
As postagens de Marcelle foram feitas em seu perfil do Instagram. Flamenguista, a assessora de Anielle critica em uma delas a torcida do São Paulo. “Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade...”. No mesmo post, complementa: “pior tudo de pauliste.”
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o Ministério da Igualdade Racial para comentar a denúncia do deputado, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.
Por meio das redes sociais,
“É inacreditável que uma ministra seja questionada por ir fazer o seu trabalho de combate ao racismo e cumprir o seu dever. Vemos que as noções estão invertidas quando avançamos em um acordo histórico de enfrentamento ao racismo e somos criticados por isso. O que de fato incomoda?”, questionou a ministra.