O deputado estadual Ulysses Gomes (PT), líder da oposição ao governador Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), rebateu críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual aos petistas. Segundo Ulysses, a “política liberal” de Zema se restringe “aos microfones”.
Nesse sábado (23), durante um congresso conservador em Belo Horizonte, o político do Novo afirmou que as políticas sociais defendidas por forças à esquerda
“Nós tínhamos, aqui em Minas, um governo de esquerda. E a esquerda parece que gosta de fazer o social. Só que o social que eles fazem só fica na boca e no microfone, porque a merenda que se servia em Minas Gerais, na época da esquerda, era água com arroz”, criticou Zema, em menção ao antecessor, Fernando Pimentel (PT).
No X, anteriormente chamado de Twitter, Ulysses respondeu o governador.
“Se o social dos governos do PT é somente nos microfones, o que seria a política liberal de Zema, que quer aumentar impostos de vários produtos aqui em MG? Ah, é só nos microfones, né governador (e durante o período eleitoral)!? Depois, é impostos e mais impostos para o povo”, rebateu.
A alusão do deputado petista aos “impostos” está relacionada ao desejo, da equipe do governador, de retomar a cobrança de alíquota adicional de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide em produtos tidos como supérfluos.
A ideia, que ainda precisa de aval da Assembleia, é subir, de 25% para 27%, o ICMS sobre itens como bebidas alcóolicas, telefones celulares e cigarros. O texto original inclui, também, rações para pets, trecho