Ouvindo...

Zema lança programa em parceria com governo Lula para distribuição gratuita de leite

Cerimônia na Cidade Administrativa marcou retomada de programa que incentiva pequenos produtores em Minas

Governo de Minas lançou programa que prevê distribuição gratuita de leite em cidades mineiras

Cerca de 14 mil famílias vão receber leite de graça nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, após o relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos - Modalidade Leite. Serão mais de 1,3 milhão de litros destinado para 47 cidades mineiras, sendo o produto comprado de 900 pequenos agricultores do estado.

O programa, lançado pelo governo federal em 2003, foi interrompido em 2018, e em Minas Gerais foi retomado agora pelo governador Romeu Zema (Novo). Em cerimônia de relançamento nesta sexta-feira (22), o governador explicou que o programa é um dos que não devia ter acabado.

“Para poder resgatar esse programa tão importante, que infelizmente, em 2018, foi descontinuado. É um caso clássico em que o estado descontinua o que é bom. E o que temos feito na minha gestão é retomar aquilo que ficou paralisado. Como eu passo 2 ou 3 dias por semana em campo, visitando as regiões, sei que o que as pessoas querem, porque eu converso com elas, é ter uma vida melhor”, afirmou Zema.

A coordenadora nacional do programa do Leite no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Elenita Correia, explica que o programa atende produtores e pessoas com fome.

“O programa foi recriado em março deste ano pelo presidente Lula, que destinou R$ 500 milhões para este programa em 2023. É um programa muito importante para o governo federal e como tenho percebido, também para o governo de Minas, porque ele atende os pequenos produtores, com a comercialização de seus produtos, e também atende às pessoas que estão em insegurança alimentar no país”, afirmou Elenita.

O leite será distribuído em pontos de distribuição pré-determinados em órgãos públicos, e a maior parte da distribuição deve acontecer no ano que vem.

Veja como funcionará a distribuição:

O atendimento aos municípios foi possibilitado por meio da disponibilidade de fornecedor habilitado e em condições logísticas e geográficas para realizar a entrega nos respectivos territórios.

O produto já envasado para consumo – leite pasteurizado, tipo c, será entregue às famílias nos pontos de distribuição pré-determinados em equipamentos públicos que fazem parte da rede sócio assistencial nos municípios atendidos.

São eles: Bocaiúva; Bonito de Minas; Brasília de Minas; Buritizeiro; Campo Azul; Catuti; Cônego Marinho; Coração de Jesus; Engenheiro Navarro; Espinosa; Glaucilândia; Guaraciama; Ibiaí; Icaraí de Minas; Jaíba; Janaúba; Januária; Japonvar; Jequitaí; Juramento; Lontra; Luislândia; Mamonas; Manga; Mato Verde; Mirabela; Montalvânia; Monte Azul; Montes Claros; Nova Porteirinha; Pai Pedro; Patis; Pedras de Maria da Cruz; Pintópolis; Pirapora; Ponto Chique; Porteirinha; Riacho dos Machados; São Francisco; São João da Lagoa; São João da Ponte; São João do Pacuí; São Romão; Serranópolis de Minas; Ubaí; Várzea da Palma; e Verdelândia.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.