Ouvindo...

Após virar réu, Nikolas diz que vídeo de adolescente trans foi gravado por sua irmã

Deputado usou as redes para afirmar que recebimento de denúncia por parte do TJMG é procedimento padrão do Judiciário

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) usou as redes sociais para comentar a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que aceitou uma denúncia do Ministério Público e o tornou réu no caso sobre a divulgação de um vídeo expondo uma adolescente trans usando o banheiro feminino de uma escola particular de Belo Horizonte.

Veja mais: Nikolas Ferreira vira réu em ação contra exposição de adolescente trans em banheiro de escola

“Eu não filmei nenhum vídeo, foi minha irmã (menor de idade) que filmou o trans dentro do banheiro feminino da escola dela. Momento nenhum mostro o rosto ou identidade do trans no vídeo que denunciei, como irmão e cidadão. A justiça recebeu a denúncia, que é um procedimento padrão. O resto é narrativa e perseguição”, afirmou o deputado em suas redes sociais.

A denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra o deputado foi aceita na terça-feira (19) pelo juizado da primeira instância e Nikolas foi citado nesta quinta-feira (21) sobre a decisão da 5ª Vara Criminal da Comarca de Belo Horizonte.

O MP instaurou inquérito para investigar a publicação feita pelo deputado, que na época era vereador de BH, após representação feita pelas vereadoras Iza Lourença e Bella Gonçalves, do PSOL. As parlamentares acusam Nikolas de transfobia e violação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

No vídeo, que foi divulgado por Nikolas Ferreira em julho de 2022, o vereador pede boicote a uma escola privada por permitir que uma aluna trans uso o banheiro feminino. Ele mostra um vídeo que teria sido gravado dentro do banheiro feminino pela sua irmã, também estudante do colégio.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais