A participação da iniciativa privada em parte das obras previstas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma das apostas do governo federal para alavancar os projetos. Em Minas Gerais, sete das principais propostas contempladas pelo plano da equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), defendeu as concessões de rodovias federais. Ele esteve em Belo Horizonte na sexta-feira (15) para anunciar a construção de moradias do “Minha Casa, Minha Vida” no terreno do Aeroporto Carlos Prates.
“É um modelo mais ágil. As obras podem acontecer o mais rápido possível. É um modelo já construído, inclusive, em outros estados. A participação da iniciativa para a construção de uma estrada acelera os investimentos, pela característica. Não é preciso (passar por) vários obstáculos que, às vezes, (é preciso enfrentar) se fizer uma obra só, por iniciativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A lista de estradas de Minas a serem concedidas a empresas privadas tem, por exemplo, trecho da BR-262 entre João Monlevade, na Região Central do estado, e o Espírito Santo (ES). O mesmo vai acontecer com a parte da via que liga Uberaba (Triângulo), a Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A divisão de uma mesma estrada federal em lotes distintos é a estratégia usada, também, no caso da BR-040, que, além de cortar o mapa de Minas, passa por Rio de Janeiro (RJ), Distrito Federal (DF) e Goiás (GO). A previsão é que o leilão de um dos trechos, ligando BH a Juiz de Fora, na Zona da Mata,
Segundo Padilha, o Ministério dos Transportes, ao lado do grupo responsável por coordenar o PAC, fez estudos aprofundados a respeito da melhor solução para cada trecho de estrada federal.
“O governo federal acelerou os recursos. Neste ano estamos investindo, em obras de estradas em Minas Gerais, quase seis vezes mais do que o investido no ano passado”, garantiu.
Promessa de Lula
Os sucessivos acidentes automobilísticos na BR-381 fez com que a estrada ganhasse a alcunha de “Rodovia da Morte”. No ano passado, durante comício eleitoral em Ipatinga, no Vale do Aço, Lula fez menção ao apelido para assegurar melhorias na pista.
“Vamos fazer a estrada e transformar a atual ‘estrada da morte’ na’ estrada da vida’, para que vocês possam ter segurança quando saírem para passear com a família”, prometeu, ao público que acompanhava o discurso.
O petista não visitou Minas Gerais no exercício do terceiro mandato presidencial. Durante a campanha do ano passado, aliados de Lula lançaram mão do lema “quem ganha Minas, ganha o Brasil” e organizaram atos em diversas cidades. Além de Ipatinga, ele passou por localidades como Teófilo Otoni (Jequitinhonha), Juiz de Fora e BH.
Agora, Lula deve visitar Minas no fim deste mês. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), uma agenda em Belo Horizonte vai servir
Governo de Minas vê concessões com bons olhos
No governo de Minas, o modelo de concessões também é bem visto. No mês passado, o secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro (PP), comemorou a inclusão da BR-381 na lista de obras do PAC.
“Se o dinheiro vai ser da União ou da iniciativa privada, o que importa é resolver o problema. E cabe à União, detentora da BR, resolver o problema. Se essa solução é uma concessão, que se faça a concessão. Não adianta querer iludir o povo, dizendo que vamos tirar dinheiro da União para fazer a obra, se a União não tem dinheiro. Então, que a iniciativa privada faça as melhoras e coloque os pedágios. Vamos parar de perder vidas nesta estrada. Foi dado o primeiro passo para que o problema seja resolvido”, falou.
A lista de estradas que devem ser concedidas em Minas tem, também, as BRs 251 e 116, localizadas na Região Norte do estado.