O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca às 18h30 em Havana, capital de Cuba, para participar nesta sexta (15) e sábado (16) da Cúpula do G77. O tema será “Os desafios atuais para o desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação”.
O grupo está sob presidência cubana e vai discutir nesta edição a defesa dos interesses dos países em desenvolvimento no plano multilateral. Assim como na Cúpula do G20, os membros vão firmar um compromisso de erradicação da pobreza e da fome,
G77
O G77 foi criado em 1964 durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). O grupo atua pela reestruturação das relações econômicas internacionais com o objetivo de criar condições favoráveis ao desenvolvimento.
Reuniões bilaterais
Durante a viagem, Lula se reunirá, em separado, como o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, para tratar de temas de interesse da agenda bilateral e regional. O brasileiro pretende aprofundar o diálogo sobre parcerias nas áreas de segurança alimentar, energias renováveis e biofarmacêutica.
EUA
Após a reunião do G77, o petista segue para os Estados Unidos, onde participa da 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.