Ouvindo...

Após cirurgia, Lula suspenderá viagens internacionais em outubro e novembro

Intervenção médica no quadril está prevista para o dia 29 de setembro

Depois de mais de 20 viagens internacionais em nove meses de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai passar outubro e novembro sem viajar para fora do Brasil, segundo uma fonte do governo.

A pausa será após a cirurgia que o presidente fará no dia 29 de setembro para tratar uma artrose no quadril. O brasileiro tem relatado “dores terríveis”. Antes, Lula visitará Cuba, no dia 15, e no dia 20 participará da Assembleia Geral da ONU nos Estados Unidos. Até o fim de setembro, o presidente terá visitado 22 países desde o início do mandato. Depois disso, a próxima viagem será para a COP 28 em Dubai, no mês de dezembro.

Durante entrevista coletiva, em Nova Délhi, Lula disse que após a viagem que fará à África, em janeiro, ele terá conseguido recolocar o Brasil no mapa geopolítico mundial. Segundo interlocurores do presidente, a partir do ano que vem o número de viagens será reduzido.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais