Ouvindo...

PT apoiará Guilherme Boulos para prefeitura de São Paulo em ato inédito na história do partido

Decisão será confirmada após reunião da cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Paulo, neste sábado (5)

O Partido dos Trabalhadores (PT) não terá candidato próprio à Prefeitura de São Paulo em gesto inédito nas eleições da capital desde a redemocratização do Brasil. A sigla indicará neste sábado (5) apoio à candidatura do deputado Guilherme Boulos, do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), para o pleito municipal em 2024.

A cúpula do partido em São Paulo, liderada por Gleisi Hoffmann e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), segue orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que costurou o apadrinhamento de Boulos na eleição do ano passado.

O diretório do partido participa de congresso na capital desde essa sexta-feira (4) para análise e construção de estratégias para garantir êxito nas eleições do próximo ano. O PT assumiu o governo de São Paulo pela última vez há 11 anos. À ocasião, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad derrotou o experiente José Serra (PSDB) em virada no segundo turno do pleito.

Lula articulava o apoio a Guilherme Boulos há pelo menos dez meses. O apoio foi costurado depois que o político do Psol desistiu de concorrer às eleições para o governo do Estado de São Paulo em apoio à candidatura do PT representada pelo atual ministro Fernando Haddad. No pleito passado, a vitória coube ao candidato indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais