O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (27), um vídeo antigo em que o ex-ministro e ex-deputado José Dirceu (PT) cita a facada em Bolsonaro durante a campanha de 2018.
“Nós não vamos disputar a eleição contra o bolsonarismo, mas a adesão ao bolsonarismo foi para nos tirar do PT. Se Dilma governasse até o final do governo dela, o Lula venceria a eleição em 2018. Aliás, ele venceria com tudo que aconteceu ou, em liberdade, elegeria o Haddad. A possibilidade era grande, poderia acontecer qualquer fato que impedisse isso, ou erros nossos, como a facada em Bolsonaro”, afirmou o ex-ministro.
Bolsonaro foi esfaqueado quando cumpria agenda eleitoral em Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro de 2018. O autor do ataque, Adélio Bispo de Oliveira, foi preso em flagrante.
O vídeo de Dirceu é de maio de 2021, em entrevista para um canal do Youtube, Tutameia TV. Naquele ano, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do ex-presidente, já havia compartilhado o vídeo de Dirceu.
Na época, após grande repercussão da fala, Dirceu esclareceu que se referia ao atentado contra Bolsonaro como um fato imprevisível que poderia afetar o resultado das eleições. Até o momento, as apurações da Polícia Federal não indicaram a participação de grupos políticos no crime.