O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil deflagraram, nesta segunda-feira (24), uma operação que investiga possíveis desvios de recursos originalmente destinados à saúde pública de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão. Paralelamente, houve a determinação de quebras de sigilo bancário e fiscal, bem como de bloquear bens.
O suposto esquema teria a participação de Cláudio Arruda, ex-secretário de Saúde de Betim. Ele foi
A investigação do MP de Minas e da Polícia Civil aponta indícios de prejuízo de cerca de R$ 630 mil. O dinheiro, pertencente ao Fundo Municipal de Saúde, seria desviado por meio do uso de contas bancárias de usuários do serviço público de saúde mental da cidade.
São investigados, ainda, possíveis crimes de apropriação indébita, associação criminosa, ocultação e lavagem de dinheiro.
Segundo o MPMG, a apuração corre em segredo judicial. Por isso, não há como fornecer detalhes a respeito do trabalho. A operação foi batizada de “I Care a Lot”, em menção ao filme do mesmo nome — que, em português, recebeu o título “Eu Me Importo”.
Cláudio Arruda foi procurado pela Itatiaia para comentar a investigação. Ainda não houve resposta, mas este texto será atualizado em caso de retorno.