Ouvindo...

Aeroporto Carlos Prates: projeto de novo bairro desagrada moradores, mas é aposta de movimento sem-teto

Em reunião sobre novo projeto para terreno do Carlos Prates, moradores apontaram problemas de enchentes na região

Prefeitura de BH apresentou nesta segunda-feira

O projeto apresentado pela PBH para o terreno do Aeroporto de Carlos Prates divide opiniões. Estão previstas construções de quatro mil casas, parque, escola e unidade de saúde.

Veja mais: Conheça o projeto elaborado pela Prefeitura de BH para terreno

Enquanto famílias de baixa renda que estão na fila por moradia torcem para que projeto avance rapidamente, os moradores da região afirmam que a prefeitura planeja construir um novo bairro sem a estrutura necessária. Moradores alertam para riscos de enchentes na região e danos ambientais na região.

Serjão, vice-coordenador da Pastoral Metropolitana dos Sem Teto, espera que os integrantes do movimento sejam contemplados. “Quase 4 mil moradores sem casas. Temos moradores que pagam aluguel que moram de favor ou em áreas de risco. Estamos apostando todas nossas fichas no aeroporto Carlos Prates”, diz.

Susana Renata é uma das pessoas que espera morar no futuro bairro. Ela está desempregada e mora de favor atualmente. “Estou morando de favor na casa de uma filha. Espero que esse projeto vá para frente, com luta, com marra, a casa sai na marra. Vai ser desesperador se esse projeto não sair”, diz.

Já moradores da região demonstram receio com a construção do novo bairro. Luzana mora no Padre Eustáquio há 41 anos e não concorda com o projeto.

“Não concordo porque ali é área de nascente, tínhamos antigamente na Pedro II um brejo com um rio. Agora a prefeitura quer pavimentar, abrir rua, colocar casa e já estamos sofrendo com problemas de enchentes. Lá perto da Via Expressa, na Olinto Magalhães e na Pedro II sempre temos pontos de alagamento. A prefeitura não está ouvindo os moradores do bairro”, afirma a moradora.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.