Ouvindo...

Times

Com atraso, ALMG aprova entrada de Minas no PAF em meio a temor por multa de R$ 15 bi

Governo Zema diz que, sem aval legislativo a plano de Transparência Fiscal, será preciso desembolsar valor bilionário; oposição questiona

Os deputados estaduais aprovaram, nesta quinta-feira (6), em votação definitiva, o ingresso de Minas Gerais no Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal (PAF), do governo federal. A equipe econômica do governador Romeu Zema (Novo) quer a adesão ao programa a fim de evitar o pagamento imediato de cerca de R$ 15 bilhões à União.

O prazo para a entrada no PAF venceu em 30 de junho, mas a ausência de acordo entre deputados aliados a Zema e a oposição impediu a votação do assunto na semana passada.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que pretende iniciar os trâmites para cobrar as cifras bilionárias e notificou o Estado. O Palácio Tiradentes, por sua vez, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para protelar a data-limite do PAF.

Quarenta e nove deputados votaram favoravelmente ao PAF e outros 14, foram contrários. Um parlamentar votou em branco. A oposição, com 20 assentos no plenário, se manifestou contrariamente à proposta por entender que o projeto é uma “ponte” para a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais