Ouvindo...

Alckmin diz que programa para reduzir preços de carros é temporário, até queda nos juros

Vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin afirmou que redução dos juros vai permitir a volta da compra a prazo

Vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que redução dos juros deve aumentar comércio de veículos novos

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (3), que o programa do governo federal que concede crédito para o setor automobilístico para reduzir o preço dos carros novos será temporário e deve durar até a queda dos juros.

Veja mais: Volkswagen alega ‘estagnação do mercado’ e suspende produção de carros no Brasil

“A adesão ao programa automotivo foi enorme, o dinheiro acabou em quatro semanas praticamente. Foi complementado e continua o desconto. Isso vai passar. Os juros devem cair, os juros de mercado já estão caindo. Na hora que os juros caem, a maioria da população volta a comprar a prazo e reativa (a indústria)”, afirmou em entrevista à Bandeirantes.

Alckmin comentou as incertezas no setor automobilístico, avaliando que as férias coletivas concedidas por algumas montadoras devem durar pouco tempo.

“Temos uma indústria automobilística com capacidade de produzir 4,5 milhões de veículos por ano, e hoje 50% da capacidade dela está ociosa. Chegamos a vender 3,8 milhões de veículos por ano e no ano passado se vendeu 2,1 milhões”, avaliou o vice-presidente.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.