O líder do governo federal no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), descartou, nesta segunda-feira (12), que há, em curso, uma reforma ministerial sendo articulada pelo Palácio do Planalto.
De acordo com o petista, há um problema localizado no Ministério do Turismo e que o União Brasil - que ocupa o primeiro escalão de três pastas na Esplanada do Ministério - pode indicar um nome para substituir a titular, Daniela Carneiro, a Daniela do Waguinho.
Wagner concedeu uma entrevista no Palácio do Planalto e citou a questão envolvendo o União Brasil e a ministra. O partido reclama uma troca da ministra - que está em processo de desfiliação da legenda. Em seu lugar, o nome cotado pelo partido aliado do governo Lula é o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA).
“Não há discussão de reforma ministerial, o que há é uma divergência interna em um partido da base e não da base de governo como um todo. A pessoa que representa o União Brasil numa determinada pasta está em um movimento de se retirar do partido”, explicou o senador. “Há uma naturalidade do debate, o que não quer dizer que a decisão está tomada”, ponderou.
Ainda segundo Jaques Wagner é cedo para que o governo faça uma reforma ministerial e que um prazo “ideal” para uma eventual reforma ministerial seria após o primeiro ano do governo.
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), confirmou que a substituição no Turismo está em pauta pelo União Brasil.
“O partido União Brasil vem apresentado um desejo de reformulação de representação dos três ministros indicados. É absolutamente natural que um partido queira apresentar isso. Não apresentou nada especificamente sobre um ou outro ministro, mas está na pauta discutir com o União Brasil essa reformulação”, explicou Padilha.
“O presidente Lula, inclusive, pediu para que a gente pudesse conduzir esse debate com o União Brasil como também com os outros partidos que queiram fazer essa discussão. Eu sempre digo que o governo é igual rally. De vez em quando, durante o rally, tem que trocar o motorista, tem que trocar o pneu. O que importa é estar no caminho certo”, continuou.