O governador Romeu Zema (Novo) abriu nesta quarta-feira (10) o pregão da Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos, e disse apostar no potencial da região do Vale do Jequitinhonha, uma das mais pobres do estado, em se desenvolver rapidamente nos próximos anos com a exploração do lítio elemento químico extraído de minerais.
“Acabamos de ter o pregão de lançamento do Vale do Lítio na Bolsa de Nova York, estamos mostrando para o mundo todo o potencial que o Vale do Jequitinhonha tem na exploração criteriosa e com respeito ao meio ambiente, desse mineral estratégico. Esse elemento será demandado em larga quantidade nessa transição energética que vai acontecer nas próximas décadas. Lembrando que o lítio é usado nas baterias e cada automóvel e equipamento demanda essa bateria. Minas sai na frente e tem condições de se transformar em um dos estados com a maior produção deste mineral”, afirmou Zema.
A reportagem da Itatiaia acompanhou a agenda do governador em Nova York e o evento na Nasdaq, a maior bolsa de negócios de tecnologia do mundo. A transmissão da abertura do pregão colocou o governador de Minas em destaque na Time Square, um dos pontos mais famosos da cidade norte-americana.
Aos investidores americanos, Zema destacou a riqueza mineral da região norte de Minas e como a extração sustentável pode desenvolver o setor e gerar empregos.
“Um atrativo vai chamando o outro. Nós não estamos vendendo o minério sem beneficiamento, ele está tendo um processamento, agregando valor e chegando na bateria. Um passo seguinte seria a fabricação de carros elétricos”, afirmou.